sexta-feira, 20 de maio de 2011

APAE


Na quarta-feira, à tarde, 18 de maio de 2011, tivemos uma aula excepcional. Fizemos uma breve visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, em Juazeiro do Norte/CE. A visita foi supervisionada pelo professor Francisco Santos que leciona a disciplina Odontologia Social e Preventiva. Ao chegarmos à instituição, conhecemos a Srª. Vanda, coordenadora pedagógica da APAE. Ela nos explicou sobre a entidade e posteriormente nos conduziu, mostrando os diversos setores. Conhecemos a brinquedoteca, onde estão todos os brinquedos que são adquiridos pela própria entidade, o pátio, onde alguns alunos se reúnem durante os intervalos e comemorações, o setor infantil que é composto por seis salas de aula, que funciona em dois nos turnos manhã e tarde, a oficina de argila e as salas de fisioterapia, teatro e dança.

São magníficos os trabalhos manuais com argila e as pinturas em tela feitos pelos alunos, sob a orientação dos professores, Rodrigo Rocha e Deusimar. Todos os trabalhos são repletos de muita dedicação e criatividade. Além disso, é inadmissível deixar de relatar o carisma dos alunos que fascinava a todos.

A câmera fotográfica foi essencial na visita, pois proporcionou o registro de excelentes momentos, os quais ficarão também na memória de todos como ótimas recordações.

Não percam a oportunidade de visitar a APAE, na sua cidade ou não, você ficará encantado.

Vanda, coordenadora pedagógica da APAE.
Estas são algumas telas que foram pintadas por os alunos da APAE.
 
Professor Rodrigo Rocha ensina aos alunos da APAE o trabalho com argila.
Professor  Rodrigo Rocha e aluno (imagem do site da APAE)
Brinquedoteca
Todos os brinquedos são comprados pela instituição. 
Setor infantil é composto por seis salas de aula que funcionam em dois horários: manhã e tarde.
Sala da fisioterapia.
A síndrome mais comum encontrada na APAE é a de Down.
Sala de reabilitação.

A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Juazeiro do Norte (APAE-JN) é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, formada por pais, amigos e pessoas com deficiência intelectual que, unidos por objetivos comuns, buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Fundada em 1971 por pais de Excepcionais, surgiu com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência Intelectual, de ambos os sexos, a partir de zero ano, em regime de semi-internato e à construção de uma sociedade justa e solidária.

A entidade ao longo de sua história, vem beneficiando pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, quase todas carentes, e um número expressivo, em situação de risco econômico e social.

Esta, possui uma equipe multiprofissional, com cerca de 75 profissionais composta por psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, pedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, professores de educação física, psico-pedagoga, professores especializados e auxiliares, administrador, auxiliares administrativos, cozinheiros e serviços gerais. Para reabilitação destas pessoas são utilizados métodos e técnicas terapêuticas específicas, através de um conjunto de atividades individuais de estimulação cognitiva, sensorial e psicomotora, visando à reeducação das funções cognitivas e sensoriais dos mesmos. 

A APAE-JN conta com a colaboração dos governos municipal, estadual e federal e com o apoio da iniciativa privada.

Está localizada na Av. Leão Sampaio, Km 03, s / n, CEP: 63.040-000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário